2021 – PANORAMAS PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO

Alta da Taxa de Juros e da Inflação – O que esperar? (clique aqui)

O cenário da pandemia iniciada em 2020 ainda tem sido muito difícil, bem como as incertezas que a disseminação da Covid-19 trouxe para todos, constituindo-se em obstáculo a ser ultrapassado com organização, resiliência e determinação.

Para alguns poucos setores da economia brasileira, como o mercado imobiliário, a repercussão surpreendentemente positiva frente à conjuntura macro imposta pela pandemia, projetam resultados motivadores para o ano de 2021.
Muito do sucesso das vendas de imóveis em 2020, tem a ver com o estimulo proporcionado pelos juros baixos. Neste sentido, quanto menor os juros, menor o valor da prestação e maior a dimensão de famílias no crédito imobiliário.

Além da necessidade da manutenção do crédito imobiliário e da inflação e taxas de juros baixas, mudanças na estrutura do serviço público são esperadas sob o argumento de frear o crescimento das despesas públicas, além de uma reformulação nas leis que determinam como e quais tributos empresas e pessoas devem pagar tendo como objetivo simplificar, facilitar e melhorar o sistema de tributação brasileira.

A Emenda Constitucional 109/2021, que recentemente entrou em vigor através da promulgação da chamada PEC Emergencial, além das reformas citadas no parágrafo anterior, são a grande ancoragem para segurar juros, inflação e para a economia viver em um ambiente mais saudável.

O atual momento que o Brasil vive, onde além de um problema sanitário temos um problema de ordem econômica, está sendo conduzido para uma solução em médio prazo à medida que a vacinação avança, assim como ações de gestão econômica são implementadas.

Para que os bons resultados iniciados no ano passado continuem, hão de ser superadas algumas demandas. A alta da inflação e o risco de elevação dos juros são alguns dos desafios para o setor imobiliário em 2021.

Adão Kaliskievicz é investidor do ramo imobiliário, Corretor e Avaliador de Imóveis, Engenheiro e Bacharel em Direito.

#mercado2021 #adaokaliska #corretordeimoveis #assuntododia #imobiliario #mercadoimobiliario